contato@griots.com.br | 19. 3232-5018

Maio/2015 Campinas, Liliene Santana

Oficina de Patchwork, brincadeiras em livros

Quinze Voluntárias dos Griots: Os contadores de histórias participaram no mês de maio da Oficina de Patchwork com o tema: Panos, Pontos e um Conto na criação de livros de panos, no Sesc Campinas.



O objetivo da criação dos livros de panos, é utilizar um novo material na visita hospitalar, com o intuito de estimular as crianças a cultura da leitura.


As aulas foram ministradas durante quatro sábados, pela a ex-professora de educação infantil Bernadete Schiavolin Duarte, 58, que há dois anos faz trabalhos artesanais. Cada etapa da construção dos livros teve muito carinho e dedicação das voluntárias.


No primeiro dia, as alunas conheceram alguns modelos, como o livro Vamos Brincar feito pela professora Bernadete especialmente para os Griots. E o livro Caracol, o qual serviu de modelo para que as voluntárias iniciassem a construção e confecção de seus próprios livros. Após feita a modelagem, no segundo e terceiro dias foram elaborando o projeto, já no último dia o momento mais esperado: a finalização e confraternização entre as participantes.


Thais Helena Fuchs da Silva, voluntária dos Griots há três anos, apaixonada por trabalhos artesanais, elaborou o livro de pano caracol, e na sequência criou mais seis livros para presentear outras crianças.


Brincadeira da Leitura


Os livros de panos, servem para aproximar ainda mais as crianças ao prazer da leitura, mesmo que ainda bebês. Na mão dos pequeninos o livro se transforma em um brinquedo podendo manipular de forma bem divertida, colando e descolando as peças conforme a imaginação.


O livro Vamos Brincar foi inspirado no trabalho voluntário dos Griots, segundo a professora “é muito importante que os voluntários trabalhem com atividade lúdica com as crianças e a utilização do livro ajuda no desenvolvimento da coordenação motora”, diz.