Associação Griots - Os Contadores de Histórias

Conheça a Associação Griots – Os Contadores de Histórias


A Associação Griots – Os Contadores de História é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve intenso trabalho de contação de histórias em hospitais na Região Metropolitana de Campinas desde 2003. Através da literatura e da arte de contar histórias, colabora para a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar de crianças, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento médico.


Os voluntários também fazem visitas regulares a lares de idosos, proporcionando momentos de lazer, com carinho, cuidado e respeito às suas memórias e histórias de vida.

Contar histórias é uma prática milenar, afetiva e mágica! Desde os mais remotos tempos, em volta da fogueira, ou ao lado de um rio, a humanidade sempre contou histórias… Essa prática nos ajuda a reviver, compreender e elaborar melhor nossas próprias vivências e sentimentos.

E hoje, nós, da Associação Griots – Os Contadores de Histórias, através do universo lúdico dos livros, queremos levar aos pacientes um pouco de conforto, descontração e alegria, gerando alívio, sensação de acolhimento e, principalmente, despertando a esperança.

A Associação Griots – Os Contadores de Histórias foi fundada em 06 de junho de 2003 por um grupo de amigos já experientes na contação de histórias, que deu seus primeiros passos no setor de pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP. Decididos a expandir o trabalho, foram buscando novos interessados. A ideia foi se espalhando e a entidade teve seu estatuto formalizado. Atualmente, cerca de 150 voluntários fazem parte da equipe. Cada um dedica ao menos uma hora semanal de seu tempo livre e assim, de história em história, de sorriso em sorriso, já foram atendidas mais de 20 mil crianças, em aproximadamente 10 mil horas de voluntariado.

Por que Griots?

Os Griots eram contadores de histórias africanos, da região de Senegal, Gâmbia e Mali que tiveram um importante papel na evolução e manutenção da cultura e tradição de todo o continente, justamente por meio de sua palavra.

Eles viajavam pelas aldeias, contando e cantando a história ancestral dos povos visitados. Esta atividade milenar antecede à escrita e, por isso, os Griots eram reconhecidos como pessoas sábias, além de alegres e comunicativas. Nas guerras, eram poupados pelos próprios inimigos, porque a morte de um Griot correspondia à queima de uma biblioteca inteira.