Você sabia que o Dia da Consciência Negra agora é comemorado em todo o Brasil? Ele acontece no dia 20 de novembro, escolhido especialmente por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, um herói que lutou contra a escravidão e defendeu a liberdade no Nordeste.
Mas essa data vai muito além de lembrar o passado e já é lei. Em 2011, a Lei n.º 12.519 tinha criado o Dia Nacional da Consciência Negra, e vários estados e municípios adotaram a data como feriado. Em 2023, com aprovação do Congresso Nacional, a celebração passou a ser oficialmente um feriado nacional. O Brasil tem outra lei importante, a Lei n.º 10.639 de 2003, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Mergulhar nesse universo através da leitura pode ser uma aventura em família!
O site Notícia Preta preparou uma lista com seis livros infantis para conversar sobre antirracismo. Clique aqui e explore!
A Fundação Tide Setúbal também organizou uma lista muito bacana para o público infantil, com 33 livros que celebram a cultura afro-brasileira. É só clicar aqui para conhecer.
Quer mais dicas?
Então corre lá no nosso canal do YouTube para conhecer a origem do termo ‘Griots’, que dá nome à nossa Associação de Contadores de Histórias, mas, na verdade, se refere a antigos contadores de histórias da África Ocidental. Considerados verdadeiras bibliotecas vivas, esses anciãos, os Griots, viajavam de aldeia em aldeia, cantando e contando histórias que guardavam a memória e as tradições dos povos. Eles eram tão importantes que, mesmo em tempos de guerra, os inimigos poupavam suas vidas.
No vídeo abaixo, compartilhamos um pouquinho mais sobre eles.
Aproveita o nosso YouTube e assista também à história da “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado. Essa é a história de uma linda menina negra que encanta um coelho branco, que sonha em ter uma filha tão pretinha quanto ela. É uma narrativa cheia de humor e ensinamentos sobre como cada pessoa é especial do jeitinho que é. No vídeo abaixo, nossa amarelinha Agnes Raquel Camisão nos conta esta história encantadora.
Recent Comments