Imagine um reino mágico onde o conhecimento é o maior tesouro e os guardiões desse universo são os bibliotecários. Todos os dias, eles percorrem corredores cheios de histórias, organizam feitiços de sabedoria em prateleiras encantadas e garantem que cada visitante encontre o livro certo para embarcar em novas aventuras. Sua missão? Manter os acervos protegidos, as informações sempre acessíveis e abrir portais para diferentes mundos através da leitura.
No dia 12 de março, celebramos esses verdadeiros magos do saber. Essa data especial homenageia Manuel Bastos Tigre (1882–1957), o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Para nós, apaixonados por livros, é uma ótima oportunidade para agradecer a esses guardiões da literatura e lembrar da importância das bibliotecas. Afinal, esses são espaços para despertar curiosidade, incentivar a escrita e fortalecer o hábito da leitura.
E precisamos estar atentos. Infelizmente, muitas escolas ainda não possuem uma biblioteca para chamar de sua. De acordo com o Censo Escolar de 2018, pouco mais da metade das instituições de ensino do país têm esse espaço. E a diferença entre escolas públicas e particulares é grande: enquanto 70,3% das privadas possuem bibliotecas, na rede pública esse número cai para 45,7%.
Se a sua cidade tem uma biblioteca, aproveite esse tesouro!
Recent Comments