Dia do Doador de Sangue

No mundo todo, o Dia Internacional do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho, uma ocasião para expressar gratidão aos doadores que, por motivos altruístas, realizam uma ação que salva vidas.

A data também busca conscientizar sobre a necessidade de ampliar o número de doadores e promover doações regulares. Isso assegura que pessoas que necessitam tenham acesso oportuno a sangue e produtos sanguíneos seguros e de qualidade, fundamentais para os sistemas de saúde.

Só para termos uma ideia, dados do Ministério da Saúde indicam que, atualmente, 14 em cada mil brasileiros são doadores de sangue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, o que está de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Que tal compartilhar esta mensagem importante e incentivar mais pessoas a se tornarem doadores de sangue voluntários? Esta é uma medida que salva vidas e ajuda a construir um mundo mais saudável e solidário!

Em Campinas, o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é responsável por atender o Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e, para celebrar a data, lança a campanha “Quem doa sangue é medalhista de ouro”, inspirada nas Olimpíadas de Paris 2024. 

Foi criada uma ‘tocha da solidariedade’, percorrendo diversas cidades da região, representando a chama da esperança se espalhando e se multiplicando. Doar sangue é uma atitude campeã!

E é muito simples! Visite o site do Hemocentro e confira as orientações: https://www.hemocentro.unicamp.br/

Imagem: Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp.

Leave a Reply

Your email address will not be published.