No dia 27 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial das ONGs, uma data superespecial para reconhecer o trabalho de tantas organizações sem fins lucrativos fazendo a diferença por aí, cada uma à sua maneira, seguindo a sua vocação.
Essa data é um lembrete de como, juntos, podemos transformar realidades, promover justiça e sustentabilidade, e tornar o mundo um lugar mais acolhedor para todos.
O caminho escolhido pela Associação Griots – Os Contadores de História, desde 2003, quando começou suas primeiras atividades, é o da leitura, do acolhimento, da escuta e da atenção.
Nossa missão é simples, mas cheia de significado: contar histórias. E essas histórias vão muito além do simples ato de narrar. Elas têm o poder de conectar, inspirar e, acima de tudo, levar esperança àqueles que mais precisam.
Nosso trabalho acontece principalmente em hospitais e lares de idosos na Região Metropolitana de Campinas. Com livros, fantoches, muitos sorrisos e uma pitada de magia, vamos até os leitos dos pacientes e nos sentamos ao lado deles, compartilhando histórias leves e alegres que trazem um raio de luz para os dias difíceis. O que nos une é a vontade de fazer o bem, de humanizar os ambientes em que atuamos e de espalhar gentileza e alegria.
Começamos no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP, e, ao longo dos anos, expandimos nossa atuação para mais hospitais, e até em cidades diferentes, como Campinas, Paulínia, Indaiatuba, Itapira e Sumaré.
Hoje, contamos com o apoio da CPFL Energia e da Unimed Campinas, que acreditam no nosso trabalho e viabilizam nossas ações por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do ProAC-ICMS – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.
Neste Dia Mundial das ONGs, queremos convidar você a compartilhar conosco a sua história com os Griots!
Se você já foi ou é nosso voluntário, participou de alguma de nossas ações ou nos encontrou por aí, envie seu depoimento. Sua história é o que nos move a continuar nossa jornada. Vamos juntos espalhar mais histórias e transformar o mundo.