No dia 30 de agosto, a Associação Griots realizou o primeiro encontro do seu treinamento 2025, para capacitação de novos voluntários contadores de histórias.
Durante o treinamento, contamos um pouco da história da Associação Griots – sabia que já formamos mais de 700 voluntários? – e conversamos sobre a importância da contação de histórias.
A griots e psicóloga Josiane Lourenço, que já tinha conversado individualmente com os novos membros, falou com a plateia sobre os benefícios das histórias. A literatura infantil, que é nosso carro-chefe, ajuda, por exemplo, a enriquecer o repertório das crianças, e, nesse contato com o mundo da imaginação, muitas vezes elas conseguem verbalizar o que estão sentindo. Sem contar toda experiência de escuta, acolhimento e diversão que acontece no ato da contação de histórias, é claro!
Foi uma tarde cheia de lindos depoimentos de quem já é voluntário, como da Ieda, atuante no Centro Infantil Boldrini. “Nesse trabalho, a gente aprende muito com as crianças, porque elas nos lembram aquela doçura, simplicidade que a gente às vezes esquece quando adulto. Quando a gente conta histórias, a gente volta a ser criança”.
E, claro, teve dicas práticas para a próxima fase. Acompanhados de voluntários mais experientes, os novos contadores passaram o mês de setembro em visitas monitoradas, para conferir o trabalho dos Griots na prática, dentro dos hospitais. E, no próximo sábado, dia 27 de setembro, o ciclo se completa, com nossa cerimônia de formatura. É nesse dia que os novos voluntários recebem o avental e o crachá, símbolos do início oficial da missão.
E que venham os próximos capítulos!
Enquanto isso, aqui vão alguns registros do primeiro dia de treinamento!





