Imagem que ilustra o Dia da Alfabetização

8 de setembro: Dia Mundial da Alfabetização

No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, educadores destacam os desafios de ler, escrever e compreender o texto. Esta data foi instituída em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o propósito de promover discussões alternativas globais para tornar a alfabetização acessível a todos.

A alfabetização de crianças e adultos tem o potencial de causar mudanças significativas no destino de uma nação. No Brasil, as taxas de analfabetismo, embora tenham diminuído nos últimos anos, ainda estão distantes do ideal, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação (Pnad Educação), realizada pelo IBGE.

E as histórias?

Atividades lúdicas podem contribuir para a alfabetização e para tornar o aprendizado mais prazeroso – mesmo fora dos espaços escolares.

A contação de histórias é uma boa dica! Além de entreter, despertar o gosto pela leitura, ouvir e contas histórias amplia o vocabulário e as perspectivas, desenvolve a linguagem e o pensamento, trabalha a atenção, memória e reflexão, bem como estimula a sensibilidade e pode se transformar num momento inesquecível de conexão entre a família! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.