Celebrando o Dia da Língua Portuguesa

Você sabia que o Dia da Língua Portuguesa é celebrado no dia 10 de junho? A data rememora um dos maiores poetas da história lusitana: Luiz Vaz de Camões, autor de obras inesquecíveis como “Os Lusíadas”.

Hoje em dia, de acordo com dados da ONU, pelo menos 235 milhões de pessoas têm o português como sua língua materna. Isso ocorre em oito países, espalhados pelas Américas e pela Ásia. E acredite, mais de 80% desses falantes são brasileiros! Há também muitas pessoas que falam português vivem fora dos países lusófonos, em nações da Europa e nos Estados Unidos, e  o português é falado por uma pequena parte da população em lugares como Macau, na China, no estado de Goa, na Índia, e até mesmo na Oceania.

A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais. É a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e também de Timor-Leste desde sua independência.

Não é fascinante saber tudo isso? Imagine quantos autores e quantas histórias em língua portuguesa ainda podemos descobrir pelo mundo? Afinal, ler é mesmo uma viagem, não?

Leave a Reply

Your email address will not be published.