Dia Internacional da Educação

Que ótimo falar sobre o Dia Internacional da Educação!

No Brasil, existem duas propostas para a celebração dessa data: 24 de janeiro, em razão de uma ação da ONU, e 28 de abril, em virtude de um fórum mundial de educação que foi realizado em 2000. Mas o que importa mesmo é celebrar a educação de forma animada e criativa!

Como contadores de histórias, a leitura é fundamental para nós, e a escola é essencial nesse aprendizado.  Embora nossa atuação se dê dentro dos hospitais, eventualmente nossos voluntários compartilham histórias com as crianças em ambientes escolares.

E tem mais! Temos mais de uma dezena de voluntários Griots que, na sua vida profissional, atuam na área de educação, como pedagogos, professores e outras funções.

Pensando nisso, aqui vai uma sugestão super bacana: a Jornada Pedagógica, um evento on-line e gratuito, organizado pela Companhia na Educação, o núcleo do Grupo Companhia das Letras dedicado às escolas e aos educadores. Vai ser entre os dias 02 e 05 de maio.

Neste ano, o tema dos encontros será “Leitura e literatura na escola: um direito de toda a comunidade escolar”. E você sabe por que isso é tão importante? Porque o acesso à literatura é um direito fundamental e um meio importante para o exercício da cidadania.

Além disso, quando lemos e conhecemos diferentes histórias e vivências, podemos entender e respeitar melhor as diferenças que existem na nossa sociedade. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.