Dica: Clube de leitura ODS da ONU indica 175 livros infantis brasileiros

Você sabia que o site da Câmara Brasileira do Livro traz uma lista com 175 obras de literatura infantil brasileira selecionados pela ONU (Organização das Nações Unidas)?

São obras que fazem parte do Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Elas servem como ferramenta de interação para que crianças de 6 a 12 anos entendam melhor sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O que é isso?

Divididos em 17 assuntos, os ODS foram estipulados por líderes mundiais durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em 2015, e englobam questões fundamentais para a erradicação da pobreza, combate às desigualdades, ações para lidar com as mudanças climáticas, entre outras metas.

Na lista de livros brasileiros estão alguns títulos como Crianças na Escuridão, A Reforma da Natureza, Ernesto O Leão Faminto, A Baleia e o Submarino. Os livros foram escolhidos por votação do público entre 1,1 obras publicadas no Brasil e também em Portugal.

No Brasil, a seleção dos livros envolveu, além da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Confira a lista completa dos livros brasileiros clicando aqui.

A lista de livros portugueses pode ser conferida aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.