Narizinho, uma das personagens mais famosas da nossa literatura, completou 100 anos em 2021. Criada pelo pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a história de Narizinho foi contada pela primeira vez no livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”, publicado em 1921.
A obra foi a primeira a ser ambientada no Sitio do Picapau Amarelo, a famosa série de aventuras que se tornou fundamental para a história da literatura infantil no Brasil, e que traz os demais personagens que todos nós conhecemos, como a boneca Emília, Pedrinho, o Visconde de Sabugosa, entre outros.
Em comemoração ao aniversário do autor e ao centenário da publicação, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP mantém no ar a exposição em formato digital Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado que apresenta fotos e curiosidades sobre a trajetória de Monteiro Lobato e mais informações sobre o nascimento da personagem Narizinho.
Confira a exposição aqui, e acesse o livro A Menina do Narizinho Arrebitado, folheando as páginas da edição original, olha só: