Dica cultural: mostra virtual comemora os 100 anos da Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo

Narizinho, uma das personagens mais famosas da nossa literatura, completou 100 anos em 2021. Criada pelo pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, a história de Narizinho foi contada pela primeira vez no livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”, publicado em 1921.

A obra foi a primeira a ser ambientada no Sitio do Picapau Amarelo, a famosa série de aventuras que se tornou fundamental para a história da literatura infantil no Brasil, e que traz os demais personagens que todos nós conhecemos, como a boneca Emília, Pedrinho, o Visconde de Sabugosa, entre outros.

Em comemoração ao aniversário do autor e ao centenário da publicação, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP mantém no ar a exposição em formato digital Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado que apresenta fotos e curiosidades sobre a trajetória de Monteiro Lobato e mais informações sobre o nascimento da personagem Narizinho.

Confira a exposição aqui,  e acesse o livro A Menina do Narizinho Arrebitado, folheando as páginas da edição original, olha só:

Leave a Reply

Your email address will not be published.