Semana do Brincar acontece até o dia 30 de maio

Você sabia que estamos na Semana Mundial do Brincar?

A iniciativa da ONG Aliança pela Infância começou no dia 22 e vai até o dia 30 de maio. Quem quiser pode participar de forma online, com qualquer tipo de ação, brincadeiras e jogos. Basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar. 

O tema deste ano é “Casinhas das infâncias”, já que a casa sempre foi um espaço de brincar da criança, mas especialmente por conta da pandemia e a necessidade do isolamento, reforçou a importância de um lar para os pequenos.

A programação da Semana do Brincar pode ser acessada no site da Aliança pela Infância. Tem bastante opção e a contação de histórias não ficou de fora das atividades. Tem transmissão no dia 30 de maio, às 10h, no Instagram Boi Tricotado, um projeto artístico-cultural lá da Bahia!

A mobilização da “Semana do Brincar” acontece para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e da essência da infância e anualmente ocorre na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar (28 de maio). 

Contar histórias é uma ótima forma de brincar com a imaginação, com as palavras e com a emoção, não é mesmo? 

Voluntários da Associação Griots sempre em aprimoramento

A pandemia do coronavírus impede as visitas presenciais dos voluntários da Associação Griots aos hospitais e lares de idosos - por enquanto - mas, mesmo assim, as atividades não param.

Desde o ano passado, passamos a usar nossos canais na internet para compartilhar nossas histórias, em vídeo e em formato de podcast, aberto a todos!

E não é só isso!

Entre o grupo, também buscamos formas de nos unirmos, de modo remoto, e por meio de atividades e cursos, seguimos estudando diferentes estratégias de contação de histórias, tanto para quando pudermos retomar nossas atividades normalmente, mas também para ficarmos cada vez mais à vontade com as ações virtuais.

Nesta semana, os voluntários participam de uma formação com a contadora Paula Negrão, do projeto Contos & Encantos. Formada em Letras pela Universidade Paulista e com cursos de Comunicação Social, Comunicação Verbal e Artes Cênicas, Paula foi se aprimorando no ofício de contar histórias e é uma verdadeira artesã da palavra. Numa roda de conversa pra lá de especial, Paula nos contou sua trajetória de voluntária a contadora de Histórias, com destaque para o espaço hospitalar. O primeiro encontro foi no dia 17 e teremos uma nova oportunidade de conversa no dia 21.

Em abril, a griot Midiã Zarpelão promoveu uma oficina de dobraduras para nossos voluntários. Graduada em Artes Visuais, técnica em Nutrição e Dietética e Magistério,  integra o time dos Griots desde 2017. A recreadora também é criadora da Mica Eventos e Recreação e diretora de Recreação do CAMPSAMBA - Acampamento para crianças sobreviventes de Queimaduras.

Unindo sua experiência como recreadora infantil, contadora de histórias e ministrante de oficinas, Midiã sugeriu a oficina aos colegas voluntários, para compartilhar com eles ideias e recursos para o momento da contação de histórias, inclusive virtual. “Fizemos com papel diversos animais, corações, que na hora da contação, podem ser um apoio a mais para o voluntário tornar aquele momento ainda mais cativante e emocionante para quem assiste”.

Em breve, Midiã irá ministrar uma oficina de palitoches para os voluntários dos Griots, mas você pode acompanhar o trabalho da Mica Eventos e Recriação e se inscrever em várias oficinas abertas ao público que acontecem por lá. 

Dia 12 de maio: Dia Internacional da Enfermagem

Quem vive o dia a dia dos hospitais de perto, como os voluntários da Associação Griots, reconhece a importância do trabalho realizado pelos profissionais da saúde, especialmente da equipe de enfermagem, tão dedicada a cuidar da saúde e também do bem-estar dos pacientes nos hospitais.
A data de hoje, 12 de maio, relembra o nascimento da enfermeira britânica Florence Nightingale (1820-1910), criadora da enfermagem moderna e responsável pelo início da estruturação dos serviços dos enfermeiros.
Neste ano, este dia se torna ainda mais especial. Não poderíamos deixar de destacar e agradecer o trabalho dos enfermeiros no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Nossos sinceros agradecimentos aos profissionais que têm arriscado suas vidas para permanecer cuidando das pessoas. Parabéns e muito obrigado!

5 de maio: Dia Internacional da Língua Portuguesa

Estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, o dia 5 de maio é marcado como o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Segundo a ONU, são cerca de 285 milhões de falantes espalhados pelo mundo. 

Uma boa dica para quem, como nós, aprecia a nossa língua, é conferir a programação on-line que o Museu da Língua Portuguesa preparou para a data. Veja a programação: neste link.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Inaugurado em 2006, o museu, no momento, está fechado para reconstrução, mas, no site, há bastante material à disposição, como cadernos educativos sobre exposições temporárias que já aconteceram no espaço, e uma área de biblioteca, com artigos e textos sobre língua e linguagem.

Aproveite, e boa leitura!