Voluntários da Associação Griots sempre em aprimoramento

A pandemia do coronavírus impede as visitas presenciais dos voluntários da Associação Griots aos hospitais e lares de idosos – por enquanto – mas, mesmo assim, as atividades não param.

Desde o ano passado, passamos a usar nossos canais na internet para compartilhar nossas histórias, em vídeo e em formato de podcast, aberto a todos!

E não é só isso!

Entre o grupo, também buscamos formas de nos unirmos, de modo remoto, e por meio de atividades e cursos, seguimos estudando diferentes estratégias de contação de histórias, tanto para quando pudermos retomar nossas atividades normalmente, mas também para ficarmos cada vez mais à vontade com as ações virtuais.

Nesta semana, os voluntários participam de uma formação com a contadora Paula Negrão, do projeto Contos & Encantos. Formada em Letras pela Universidade Paulista e com cursos de Comunicação Social, Comunicação Verbal e Artes Cênicas, Paula foi se aprimorando no ofício de contar histórias e é uma verdadeira artesã da palavra. Numa roda de conversa pra lá de especial, Paula nos contou sua trajetória de voluntária a contadora de Histórias, com destaque para o espaço hospitalar. O primeiro encontro foi no dia 17 e teremos uma nova oportunidade de conversa no dia 21.

Em abril, a griot Midiã Zarpelão promoveu uma oficina de dobraduras para nossos voluntários. Graduada em Artes Visuais, técnica em Nutrição e Dietética e Magistério,  integra o time dos Griots desde 2017. A recreadora também é criadora da Mica Eventos e Recreação e diretora de Recreação do CAMPSAMBA – Acampamento para crianças sobreviventes de Queimaduras.

Unindo sua experiência como recreadora infantil, contadora de histórias e ministrante de oficinas, Midiã sugeriu a oficina aos colegas voluntários, para compartilhar com eles ideias e recursos para o momento da contação de histórias, inclusive virtual. “Fizemos com papel diversos animais, corações, que na hora da contação, podem ser um apoio a mais para o voluntário tornar aquele momento ainda mais cativante e emocionante para quem assiste”.

Em breve, Midiã irá ministrar uma oficina de palitoches para os voluntários dos Griots, mas você pode acompanhar o trabalho da Mica Eventos e Recriação e se inscrever em várias oficinas abertas ao público que acontecem por lá. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.