Hospital de Clínicas da Unicamp lança projeto Wishes

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp lançou um site para o projeto Wishes, uma iniciativa que concentra todas as atividades voltadas para a promoção de valores fundamentais defendidos pelo HC, como a empatia, a sustentabilidade, o respeito e a responsabilidade social em um único site. Esse site faz parte do portal oficial do HC e oferece aos usuários informações detalhadas sobre cada uma dessas ações.

Para ilustrar melhor, um exemplo é a iniciativa "Lacrou", que coleta lacres de latas de alumínio para serem utilizados na aquisição de cadeiras de rodas.

Além disso, merecem destaque outros projetos, tais como 

"Gratitude", que representa o Serviço de Cuidados Paliativos do HC Unicamp; 

"Conexões", que tem como foco a promoção de uma cultura de reconhecimento, gratidão e valorização profissional no Hospital de Clínicas da Unicamp; 

Corações Quentinhos", que engloba campanhas contínuas de doações de roupas e brinquedos novos para as crianças internadas na Pediatria, bem como itens para os pacientes oncológicos; 

"SUStentare", que constitui o projeto de Sustentabilidade do Hospital de Clínicas da Unicamp.

A adoção de estratégias que priorizam a escuta ativa e a compreensão das preocupações dos pacientes contribui para fortalecer essa conexão empática, resultando em um tratamento mais completo e humano.  

O HC sempre foi um espaço acolhedor e aberto para receber as visitas voluntárias dos contadores de histórias da Associação Griots, por isso ficamos bem animados em compartilhar mais essa novidade que vem de lá.

Clique aqui para acessar o site do projeto Wishes e conhecê-lo melhor. Assim como boas histórias, as boas iniciativas merecem ser compartilhadas!

8 de setembro: Dia Mundial da Alfabetização

No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, educadores destacam os desafios de ler, escrever e compreender o texto. Esta data foi instituída em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o propósito de promover discussões alternativas globais para tornar a alfabetização acessível a todos.

A alfabetização de crianças e adultos tem o potencial de causar mudanças significativas no destino de uma nação. No Brasil, as taxas de analfabetismo, embora tenham diminuído nos últimos anos, ainda estão distantes do ideal, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação (Pnad Educação), realizada pelo IBGE.

E as histórias?

Atividades lúdicas podem contribuir para a alfabetização e para tornar o aprendizado mais prazeroso – mesmo fora dos espaços escolares.

A contação de histórias é uma boa dica! Além de entreter, despertar o gosto pela leitura, ouvir e contas histórias amplia o vocabulário e as perspectivas, desenvolve a linguagem e o pensamento, trabalha a atenção, memória e reflexão, bem como estimula a sensibilidade e pode se transformar num momento inesquecível de conexão entre a família! 

Dia Internacional da Caridade

O dia 5 de setembro marca o Dia Internacional da Caridade. 

A data foi escolhida em honra à vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá, falecida em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos.

Apesar de sua aparência frágil, Madre Teresa deu exemplo de enorme força. Nascida na antiga Iugoslávia em 26 de agosto de 1910,  optou por se tornar missionária e, em 1928, com 18 anos, ingressou no Instituto da Bem-aventurada Virgem Maria, em Dublin, na Irlanda, adotando o nome de Maria Teresa.

Ela encantou o mundo com seu amor, humildade e dedicação ao trabalho de acolhimento. Por mais de quatro décadas, cuidou de pobres, enfermos, órfãos e pessoas à beira da morte na Índia e em outros países. Em 5 de setembro de 1997, Madre Teresa sofreu um ataque cardíaco e faleceu aos 87 anos. Em 2003, o Papa João Paulo II a beatificou, proclamando-a padroeira dos pobres e dos desfavorecidos.

Além de seu exemplo inspirador, suas palavras de proximidade e serviço continuam conosco. Uma de suas declarações mais tocantes é esta: “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”.