Dia Internacional da Caridade

O dia 5 de setembro marca o Dia Internacional da Caridade. 

A data foi escolhida em honra à vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá, falecida em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos.

Apesar de sua aparência frágil, Madre Teresa deu exemplo de enorme força. Nascida na antiga Iugoslávia em 26 de agosto de 1910,  optou por se tornar missionária e, em 1928, com 18 anos, ingressou no Instituto da Bem-aventurada Virgem Maria, em Dublin, na Irlanda, adotando o nome de Maria Teresa.

Ela encantou o mundo com seu amor, humildade e dedicação ao trabalho de acolhimento. Por mais de quatro décadas, cuidou de pobres, enfermos, órfãos e pessoas à beira da morte na Índia e em outros países. Em 5 de setembro de 1997, Madre Teresa sofreu um ataque cardíaco e faleceu aos 87 anos. Em 2003, o Papa João Paulo II a beatificou, proclamando-a padroeira dos pobres e dos desfavorecidos.

Além de seu exemplo inspirador, suas palavras de proximidade e serviço continuam conosco. Uma de suas declarações mais tocantes é esta: “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.