Associação Griots convida para oficina gratuita de contação de histórias no dia 26 em Campinas com a Cie. Aqua

No mês dedicado aos professores e às crianças, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove uma oficina especial de contação de histórias na CEPROCAMP (Centro de Educação Profissional de Campinas), no dia 26 de outubro (sábado), das 14h às 17h. O curso será ministrado pela Cie. Aqua, de São Paulo, e, além de servir como atividade de aprimoramento para os próprios voluntários Griots, é uma atividade aberta, voltada especialmente para professores, educadores e voluntários que queiram desenvolver e aprofundar suas habilidades na contação de histórias infantis.

Contar histórias em hospitais e lares de idosos é a nossa razão de ser!

O objetivo do curso, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, é justamente utilizar a contação de histórias como um espaço para relações de memórias e afetos, estimular o desenvolvimento da criatividade e apresentar técnicas para potencializar a comunicação verbal e não-verbal no ambiente escolar. Para isso, a Cie. Aqua utilizará recursos das atividades teatrais, como técnicas de respiração, jogos, improvisação, mímica e uso de vestimentas, objetos e instrumentos musicais.

O papel que um educador desempenha quando conta ou ouve uma história junto à criança é enriquecedor. Ele passa a ser o mediador, elo entre o real e o imaginário; e, por este motivo, a sua atitude e a sua reação é que determinarão a credibilidade ou não do  conto para a criança. À medida que a criança se relaciona com a arte, ela internaliza e externa os conhecimentos sobre seu mundo, podendo, através dessa aprendizagem, desenvolver seus conceitos, habilidades e aptidões.

Conheça a Cie. Aqu

Fundada pelos atores Theófila Lima e Aqua, com o intuito de investigar a linguagem da mímica e do palhaço em suas infinitas possibilidades. O grupo busca desenvolver uma linguagem própria construída através da pesquisa na linguagem circense e também das máscaras da comédia dell’arte, além da diversidade de conhecimento dos atores vindos do teatro, do circo e da música, trabalhando com textos clássicos da literatura mundial e adaptando para todos os públicos.

 Esperamos você!

 Oficina de Contação de Histórias Associação Griots – Os Contadores de Histórias e Cie. Aqua

Data: 26 de outubro (sábado)

Horário: das 14h às 17h

Local: CEPROCAMP – Av. 20 de novembro, 145, Centro – Campinas/SP

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito – entrada pela Rua Francisco Teodoro

Mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/events/1663452760457694/

Leave a Reply

Your email address will not be published.