Dia do Enfermo e a humanização hospitalar

Janeiro traz consigo uma data importante para aqueles que vivenciam diariamente o ambiente hospitalar: o Dia Nacional do Enfermo, celebrado em 14 de janeiro.

O Dia Nacional do Enfermo, instituído em 2002 pelo Ministério da Saúde, destaca a importância de promover uma transformação no ambiente onde os enfermos se encontram, afinal, eles necessitam de uma abordagem que compreenda as diversas dimensões humanas: biológica, psicológica, social, cultural, moral, espiritual. 

A iniciativa tem como objetivo promover mudanças positivas entre os cuidadores (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) e os enfermos, além de seus familiares e amigos, ou seja, é uma data que nos lembra da importância de humanizar os ambientes de saúde. A gentileza, o bem-estar psíquico, o apoio, a empatia… Sentir-se acolhido e respeitado é importante no processo de recuperação.

Em fevereiro, o Dia Mundial do Enfermo é celebrado no dia 11 na tradição católica e, em sua 32ª edição, tem o tema “Não é conveniente que o homem esteja só”.

É gratificante saber que nosso trabalho, centrado em histórias infantis com vocabulário acessível e abordagem lúdica, tem contribuído ao longo dos anos para alegrar e confortar tantos pacientes e seus familiares.

A arte da contação de histórias ajuda a reviver, compreender e elaborar melhor as próprias vivências e sentimentos. Somando a ela a prática da leitura, nossos amarelinhos buscam levar aos pacientes um pouco de conforto, descontração e alegria, gerando alívio, e, principalmente, despertando a esperança através do universo lúdico dos livros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.