Representando nossos voluntários, o atual presidente da Associação Griots - Os Contadores de Histórias, Marcos Baraldi, deixa um recadinho:
E assim, vamos chegando ao fim de 2021, com desejos de um Ano Novo com bastante alegria, união e abraços!
Representando nossos voluntários, o atual presidente da Associação Griots - Os Contadores de Histórias, Marcos Baraldi, deixa um recadinho:
E assim, vamos chegando ao fim de 2021, com desejos de um Ano Novo com bastante alegria, união e abraços!
O clima de Natal está no ar!
Você sabia que a palavra Natal tem origem na palavra do latim “natalis” e é derivada do verbo nascer (nāscor)?
Para celebrar a aproximação desta data, celebrada em 25 de dezembro, fizemos uma seleção de histórias contadas pelos nossos voluntários com este tema tão especial.
A lenda do pinheirinho de Natal
O dia 5 de dezembro foi instituído pelas Nações Unidas no ano de 1985 como o Dia Internacional do Voluntário, com intenção de valorizar ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade em todo o mundo.
Desde 2003, a Associação Griots – Os contadores de histórias se dedica à arte da contação de histórias, em especial para crianças, pacientes internados em hospitais e lares de idoso.
Na nossa trajetória, além do conforto e carinho para os pacientes e seus familiares, buscamos aproveitar todas as oportunidades para incentivar o hábito da leitura e colaborar com a formação cultural por meio da arte milenar de contar histórias.
Com a chegada da pandemia, as visitas de modo pessoal foram suspensas, mas os voluntários seguiram em atividade, compartilhando histórias através de vídeos, lives, podcast, pelas redes sociais, enquanto nos preparamos para, aos poucos, podermos retomar algumas atividades presenciais, em segurança.
A Associação Griots só existe em função dos voluntários, que, mais do que tempo, trazem amor à nossa causa. Obrigado, e parabéns a cada um de vocês, nossos queridos anjos amarelinhos!!!
ocê já conferiu a novidade mais recente da Associação Griots - Os Contadores de Histórias?
Está no ar um projeto inédito: uma peça de teatro virtual, feita pelos voluntários da entidade, e que você pode conferir pelo nosso canal do Youtube, ou no link:
Voluntária há oito anos dos Griots, Iêda Mansur Consentino adaptou a história “A revolta dos crayons”, do autor norte-americano Drew Daywalt para uma peça de teatro virtual. A história já foi contada por ela no Youtube, mas de forma reduzida pelo formato e o grupo teve a ideia da peça “Nós fizemos o teatro pensando em acrescentar mais uma diversão para as crianças”, conta Iêda.
Os ensaios foram feitos à distância. O roteiro da peça foi escrito por Iêda e teve ajuda do também voluntário Hermes Castello Branco, que juntos participam de um grupo de teatro da terceira idade na Unicamp. Os voluntários, mesmo sem experiência teatral, foram se adaptando e juntos trazendo mais ideias para a peça. “Nós estamos fazendo por amor às crianças e à arte. Embarcamos nesta grande brincadeira, e esperamos que o público se divirta com a gente também”, conta Ieda.
Antes que o mês de outubro acabe, a gente reúne aqui no blog os conteúdos especiais preparados para o mês das crianças.
Este ano, a novidade ainda precisou ser virtual, mas foi bem especial: uma iniciativa inédita pro grupo - uma peça de teatro virtual, feita pelos voluntários da entidade. O espetáculo pode ser conferido no nosso canal do Youtube:
No ano passado, nossas ações também se concentraram na internet. Que tal relembrar com a gente a série especial de lives de Dias Crianças nas redes sociais dos Griots? Os voluntários promoveram brincadeiras e contação de histórias. Acesse os conteúdos completos:
Especial Semana das Crianças | 07/10/2020 - https://youtu.be/s9zxSgMS3vU
Especial Semana das Crianças | 08/10/2020 - https://youtu.be/T_wb0MSQ7AI
Especial Semana das Crianças | 09/10/2020 - https://youtu.be/7X7r5LXCNhQ
Especial Semana das Crianças | 10/10/2020 - https://youtu.be/nqzr1LiQnaU
Live Griots | Dia das Crianças - 12/10/2020 - https://youtu.be/CUUuHRdgCLc
Dia 18 de outubro é celebrado o Dia do Médico. A data faz referência ao nascimento de São Lucas, santo católico conhecido por dedicar-se à cura de doentes, e por esse motivo,considerado o padroeiro da medicina.
Para homenagear estes profissionais e sua linda missão, destacamos o trabalho realizado pelo doutor Jamiro Wanderley, médico que usa a mágica para levar alegria aos pacientes internados no Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O cardiologista, que também é palhaço voluntário da ONG Hospitalhaços, e membro da Academia Brasileira de Mágicos,é tido pela Associação Griots com um padrinho que inspira e incentiva nossos voluntários a continuar levando conforto e diversão aos leitos de hospitais.
Ele conhece de perto o trabalho realizado pela associação, pois atua como palhaço e mágico ao lado da esposa, a contadora de histórias dos Griots, Sueli Campos Lopes. “A importância para o paciente que recebe um contador de histórias, que ouve histórias, é que naquele momento ele se distancia um pouquinho dos pensamentos e do sofrimento de estar doente, ou mesmo das dores que vem sentindo e se entretém com o diálogo, com uma conversa, com uma escuta”, nos disse Dr. Jamiro.
Para ele, a contação de histórias funciona como alento e esperança para os doentes, sejam crianças ou adultos. “As histórias reportam o indivíduo a vários sonhos diferentes”, garante o médico.
E a gente sabe que sonhar faz muito bem à saúde, não é mesmo?
É com esse reconhecimento tão especial vindo de um profissional excepcional que a Associação Griots aproveita para agradecer a todos os médicos que, a exemplo de Dr. Jamiro Wanderley, dedicam suas vidas a levar saúde e bem-estar a quem precisa!
A nossa voluntária Iêda Mansur Consentino também é escritora!
No sábado (16), ela fará sessões de contação de histórias do seu livro infantil “Brabuleta Rizadeira”, na Livraria Leitura do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas.
Serão três horários: às 15h, 16h e 17h.
O livro conta a história de um leão vegano chamado Amor que conhece uma borboleta e com ela constrói uma improvável, mas bela amizade. Confira no nosso blog mais notícias sobre a obra.
Você conhece a história do Dia Mundial dos Animais?
Ele está ligado à tradição católica, pois é o dia em que se celebra São Francisco de Assis, considerado o santo protetor dos animais.
Os bichinhos já foram protagonistas de muitos contos narrados pelos Griots. E, em homenagem à data, fizemos uma seleção de histórias que têm animais. Confira nossa playlist!
O Lobo Bom - https://youtu.be/PLhn8cQqqZs
A Pequena Toupeira - https://youtu.be/wdUReE4aHuw
Macaquinho - https://youtu.be/1dLztaE95m4
Brabuleta Rizadeira - https://youtu.be/C0V2hUmFv5c
O macaco Simão e a velha Firinfinfelha - https://youtu.be/vTs47rFwerg
Chiquita, a ratinha vaidosa - https://youtu.be/Xs1w9Rcxo7o
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1991, o Dia Internacional do Idoso, para sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteção e cuidados para essa população. Já no Brasil, foi no dia 1º de outubro de 2003 que aconteceu a aprovação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).
Por meio da leitura e da arte de contar histórias, os voluntários da Associação Griots também fazem visitas regulares a lares de idosos, proporcionando momentos de lazer, com carinho, cuidado e respeito às suas memórias e histórias de vida.
Estamos em pausa com as visitas presenciais em virtude da pandemia, mas contando os dias para podermos nos reencontrar. Olha só nossos locais de atuação:
Localizado em Campinas (SP), o Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) atende, em regime asilar, idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e sem a possibilidade de autocusteio. A entidade é declarada de utilidade pública pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e pela Câmara Municipal de Campinas.
Em Hortolândia/SP, estamos na casa de Idosos Lar Feliz Rocha e na Casa de Repouso Recanto do Idoso.
O movimento Setembro Azul chama atenção para a visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. A escolha da cor tem uma origem triste, da época da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais.
Mas, hoje, o foco é refletir sobre os direitos e ampliar a inclusão das pessoas surdas.
No dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional dos Surdos e também é o Dia Internacional da Linguagem de Sinais.
Em nível internacional, entre os dias 20 e 26 de setembro, acontece a Semana Internacional dos Surdos, que neste ano tem o tema “ Celebrando Comunidades Surdas Prósperas ”. Promovida pela Federação Mundial dos Surdos, tem programação online que você pode acessar aqui.
No Brasil, onde vivem 5,8 milhões de brasileiros surdos, segundo o Ministério da Saúde, o que equivale a 3,2% da população, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida por lei como meio de comunicação e expressão.
A Associação Griots não fica de fora dessa luta. Desde outubro de 2020, as histórias publicadas nas redes sociais têm tradução em Libras. Nós contamos no nosso blog como são as etapas do trabalho feito pelas intérpretes.
Recent Comments