Histórias de Natal – Parte 2

Depois de 2 anos, pudemos realizar pequenos gestos natalinos dentro de alguns hospitais!

Em Sumaré, um grupo de voluntários arrecadou brinquedos usados e fez grandes transformações, separando, limpando, consertando e embrulhando brinquedos que mudaram de mãos...

E assim chegamos na história do boneco chamado Alípio, contada pelo voluntário Márcio:

Um dos brinquedos que recebemos era um pequeno boneco, que já tinha passado uns 37 anos na mesma família, passando por duas gerações de meninas... E assim, chegou a hora dele mudar de casa e encontrar uma nova família, com um pedido: que ele mantivesse o nome...

Apresentamos a vocês, o Alípio:

E, no dia 19 de dezembro, Alípio partiu para sua nova casa, numa nova família... Foi mesmo um dia muito especial, com entrega dos presentes arrecadados, entrega de cartões, e muita emoção!

Em Campinas..

Também teve entrega de cartões na Oncologia e na Pediatria do HC da Unicamp...

Foi muito bom poder sentir de novo a magia do Natal pessoalmente, dentro dos hospitais. Esperamos que no próximo ano possamos amarelar muito, muito mais!

Feliz Natal!!!!

Histórias de Natal – Parte 1

Natal é momento de celebrar e renovar as esperanças...

Para a Associação Griots, que vive de contar histórias, também é tempo de agradecer nossos anjos amarelinhos que durante todo o ano nos ajudam a espalhar magia, sorrisos e alegria por onde passam.

E olha só como eles aproveitam todas as oportunidades...

...No trabalho

A Andréia atua como cuidadora de crianças em escolas municipais de Campinas, mas sempre arranja um tempinho – e um jeitinho – de levar seu jaleco para o trabalho e se transformar lá mesmo na Tia Dedé, contadora de histórias da Associação Griots. Olha ela aí, numa sessão especial que organizou no mês das crianças na escola CEI Jardim Amapat:

...Na vida 

Olha que depoimento emocionante da Cris, que mostra bem esse ‘instinto’ de ser griot:

Acompanhava um familiar no hospital,  para um exame de medicina nuclear.

Enquanto aguardávamos, notamos uma menina entre 6 e 9 anos, que aparentemente estava em tratamento de quimioterapia, e também passaria algum exame. Foi angustiante , pois ela, assustada e com medo, gritava, enquanto alguns profissionais de saúde precisavam segurá-la.  

Depois de acompanhar meu familiar, encontrei  a menina deitada, aparentemente  se recuperando, já bem mais tranquila. Parei perto dela e perguntei  se ela queria  ouvir  uma história.

Ela quis, e eu contei a história  de um leão  medroso, o lion.

Ela deu um sorriso lindo, e eu me despedi dela com o coração  leve, com a sensação  de que ajudei um pouquinho. Foi emocionante.

A gente também se emociona e vibra ao perceber que, ao ajudar, mesmo que ‘só’ com uma história, a gente se sente cada vez mais fortalecido para seguir em frente.

Estes são alguns exemplos... Cada um dos voluntários da Associação Griots carrega consigo lembranças, memórias e alegrias que fazem tudo valer a pena. Obrigado, anjos amarelinhos!

Ah! Ficou curioso pra conhecer a história do leão? Olha ela aqui:

https://youtu.be/rSUIyjqrJ_s

5 de dezembro: Dia Internacional do Voluntário

O dia 5 de dezembro foi instituído pelas Nações Unidas no ano de 1985 como o Dia Internacional do Voluntário, com intenção de valorizar ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, por todo o mundo.

Desde 2003, a ‘Associação Griots – Os contadores de histórias’ se dedica à arte da contação de histórias, em especial para crianças, pacientes internados em hospitais e lares de idoso. Todos os nossos contadores são voluntários!

Na nossa trajetória, além do conforto e carinho para os pacientes e seus familiares, buscamos aproveitar todas as oportunidades para incentivar o hábito da leitura e colaborar com a formação cultural por meio da arte milenar de contar histórias. O ato de compartilhar histórias ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como escuta, fala, criatividade, interação, resgate da cultura pessoal e familiar, compreensão dos próprios sentimentos, entre outras.

Quando veio a pandemia, nossos queridos voluntários não desanimaram, e seguiram em atividade, compartilhando histórias através de vídeos, lives, podcast e pelas redes sociais.

Em 2022, iniciamos nossa retomada, voltando aos poucos a realizar visitas presenciais. Demos os primeiros passos, e em 2023 queremos amarelar muito mais.

Essa missão só é possível graças ao carinho, dedicação e ânimo dos nossos voluntários.

Obrigado, e parabéns aos nossos queridos anjos amarelinhos!!!

Em Campinas: Griots no 12ª Congresso Paulista de Clínica Médica

Durante os dias 18 e 19 de novembro, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), realizou a 12ª edição do Congresso Paulista de Clínica Médica em Campinas, um evento formativo para troca de experiências e novos aprendizados entre médicos.

A convite da Unimed Campinas, um de nossos patrocinadores, um grupo de voluntários da Associação Griots participou do evento, na programação reservada a ações sociais de apoio do congresso junto à sociedade.

Caso queira saber mais informações sobre o evento, consulte as mídias sociais do congresso (@regionalsp.sbcm), o site e o canal do YouTube.

Agradecemos o convite e ficamos muito felizes com esse encontro!

Hospital Estadual de Sumaré lidera ranking dos melhores hospitais públicos do Brasil

Com felicidade e muito orgulho, viemos compartilhar notícia boa, como sempre gostamos de fazer!

O Hospital Estadual de Sumaré Dr. Leandro Franceschini (HES) foi eleito o melhor hospital público do Brasil, segundo o ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

De acordo com a UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, que faz a gestão do hospital, a pesquisa identificou 40 instituições públicas de saúde que foram consideradas mais eficientes, mais bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e segurança proporcionada aos pacientes. No total, 136 hospitais públicos do Brasil foram avaliados.

O HES é um dos hospitais onde já estamos realizando nossas visitas presenciais. Nosso retorno por lá, após o início da pandemia, foi em outubro (relembre aqui).

Parabéns a toda equipe do Hospital Estadual de Sumaré!!

Outubro animado

Outubro, mês das crianças, é sempre uma época bem agitada para nossos voluntários.

De Mogi Guaçu a Valinhos, passando por Sumaré e Campinas, participamos de eventos muito especiais.

Começamos por Campinas! No dia 09, as voluntárias  Andréia (Tia Dedé), Anita e Ani Melo participaram de uma festa dedicada às crianças do Satélite Íris, bairro periférico de Campinas. A criadora do evento, que promove uma ação voluntária permanente de distribuição de alimentos na região, conheceu o trabalho dos Griots há alguns anos no Hospital da PUC-Campinas e dessa amizade surgiu essa troca. É o terceiro ano que a Associação Griots comparece para contar histórias no evento!

No dia 12, o voluntário Márcio representou os Griots na Festa do Dia das Criança em Valinhos,, no espaço "Histórias que você conta e encanta", a convite da prefeitura local.. O evento foi um sucesso e reuniu muitas crianças e suas famílias, que puderam se divertir durante todo o dia:

No sábado, dia 15, diferentes grupos atuaram, em várias cidades:

Em Mogi Guaçu, a contação de histórias foi no Alcateia Lobo Guará Grupo Escoteiro Excalibur 296, com as voluntárias Lucienne Brandão e Ilma Martins. Como os escoteiros se inspiram bastante na obra do renomado escritor Rudyard Kipling (autor de obras como livro da Jângal, que tem o inesquecível conto Mogli), a contação de história foi dentro dessa temática.

No sábado, dia 15, diferentes grupos atuaram, em várias cidades:

Em Campinas, a festa foi na Praça da Rua Ema, junto com o projeto Criança Feliz, um trabalho voluntário realizado desde 2004 no bairro Vila Padre Manoel da Nóbrega. Por lá, a contação de histórias foi com as voluntárias Cláudia e Elizabeth.

Ainda no dia 15, nossa onda amarelinha passou também por ´por uma Festa das Crianças no bairro Nova Veneza, em Sumaré. O voluntário Marcio incorporou o Dr. Brigadeiro e divertiu as crianças com suas histórias.

De volta ao Hospital Boldrini

Da série de notícias que nos alegram, temos mais um grupo de voluntário retomando as atividades presenciais. 

No Centro Infantil Boldrini, o dia 06 de outubro marcou o nosso retorno, com as griots Maria Clara e Ana Beatriz na Brinquedoteca.

Brinquedoteca Terapêutica Ayrton Senna, do Hospital Boldrini, é agente importante da humanização hospitalar, tem uma intenção claramente voltada para a melhoria do estado físico e emocional do paciente, buscando aliviar o mal-estar, inevitavelmente causado pela doença e/ou pelos procedimentos necessários ao tratamento. Este conceito se estende por todo o hospital, que alia pesquisa, conhecimento técnico de ponta, com o cuidado atencioso, carinhoso, com espaço para ludicidade, a arte e outras linguagens expressivas do ser humano, que contribuem com nosso bem estar, em qualquer idade.

Quer mais boas notícias? Tem muitas formas de ajudar este trabalho!

A Corrida Boldrini, uma das provas mais tradicionais de Campinas e região, chega à sua 15ª edição e acontecerá em 13 de novembro, a partir das 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. A iniciativa arrecada fundos para o Centro Infantil Boldrini, que há 44 anos é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.

Os interessados em participar da competição podem se inscrever até o dia 7 de novembro pelo site e optar pelo percurso de 5 ou 10k na modalidade corrida ou 5k na modalidade caminhada. Dica boa, não?

Em Campinas: Griots participam de semana especial do CESD – Centro Síndrome de Down

Outubro é um mês de várias ações especiais voltadas para o público infantil, e nossos voluntários também costumar ter uma agenda bem movimentada, cheia de novidades.

No começo do mês, entre os dias 03 e 06 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde, vários contadores de histórias dos Griots participaram da semana especial de contação de histórias do grupo de Inclusão Escolar do CESD – Centro Síndrome de Down, em Campinas.

O grupo de Inclusão Escolar, do CESD é formado por 67 crianças, de 04 a 12 anos, e a cada dia um voluntário atuou junto de um pequeno grupo, agrupados segundo a faixa etária. 

O propósito central do CESD é apoiar o desenvolvimento global da pessoa com síndrome de Down e suas famílias, oferecendo suporte e estímulos necessários para inseri-los na sociedade e para que, com autonomia, se tornem protagonistas de suas próprias vidas.

Recebemos com muito carinho o convite, e passamos ótimos momento juntos!

Veja alguns registros: 

Mais um retorno: Hospital Estadual de Sumaré

Alas pediátricas e lares de idosos são ambientes que exigem os mais rigorosos cuidados com a saúde, por isso as visitas presenciais dos nossos grupos de voluntários têm sido retomadas aos poucos, seguindo os protocolos específicos de cada instituição.

Agora, os Griots já estão de volta ao Hospital Estadual de Sumaré, que é ligado à UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

O Hospital Estadual Sumaré foi considerado um dos 10 hospitais mais bem avaliados pelos pacientes, com uma média mensal de 1.200 internações, 1050 cirurgias, aproximadamente 6,5 mil consultas especializadas, 1500 atendimentos de urgência, 250 partos (referência alto risco) e cerca de 25 mil exames laboratoriais e 4000 de imagem/mês. A abrangência do hospital é para os municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara do Oeste e Sumaré.

Após todo este tempo... voltamos para o HES ❤️ Mês das crianças com GRIOTS na palhaçaria, humanizando o Hospital... Muitos sorrisos conquistados 🥰❤️ Muitos reencontros com profissionais...  Só alegria 🎉🎉🎉🎉”, 

E cada retorno é uma grande alegria! O depoimento do voluntário Márcio, acima, reflete esse sentimento.

E é essa alegria, esse entusiasmo e essa esperança que queremos seguir compartilhando cada vez mais! Veja algumas fotos dessa retomada em Sumaré:

De volta ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro em Campinas


No último dia 27/09, a voluntária Elaine esteve na ludoteca do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, junto ao Centro Infantil Boldrini, em Campinas, retomando as atividades presenciais regulares na instituição após dois anos, em razão da pandemia.


A rede Lucy Montoro realiza programas de reabilitação específicos, para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras, de acordo com as necessidades de cada um. O trabalho é feito por equipes multidisciplinares, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.


Para nós, é uma felicidade enorme poder voltar e contribuir com as nossas “ferramentas de trabalho”: histórias, fantasia, sorrisos, leveza e muita alegria. Veja alguns registros:

Em Campinas, o centro Lucy Montoro tem como parceiro o Centro Infantil Boldrini, Hospital Filantrópico de Referência no Tratamento de Câncer e Doenças do Sangue, que realiza, além de tudo, importante trabalho de conscientização.


A campanha Setembro Dourado, por exemplo, é toda dedicada à conscientização sobre o combate do câncer infantojuvenil. O objetivo é orientar sobre a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura da doença. Aproximadamente 1/3 dos diagnósticos de câncer pediátrico é confirmado como Leucemia, e o tipo mais comum é a LLA, Leucemia Linfóide Aguda, que, no Boldrini, possui taxa de cura que chega a mais de 81%. E o primeiro passo para isso é o diagnóstico precoce.