A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1991, o Dia Internacional do Idoso, para sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteção e cuidados para essa população. Já no Brasil, foi no dia 1º de outubro de 2003 que aconteceu a aprovação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).
Por meio da leitura e da arte de contar histórias, os voluntários da Associação Griots também fazem visitas regulares a lares de idosos, proporcionando momentos de lazer, com carinho, cuidado e respeito às suas memórias e histórias de vida.
Estamos em pausa com as visitas presenciais em virtude da pandemia, mas contando os dias para podermos nos reencontrar. Olha só nossos locais de atuação:
Localizado em Campinas (SP), o Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) atende, em regime asilar, idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e sem a possibilidade de autocusteio. A entidade é declarada de utilidade pública pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e pela Câmara Municipal de Campinas.
Em Hortolândia/SP, estamos na casa de Idosos Lar Feliz Rocha e na Casa de Repouso Recanto do Idoso.