Outubro rosa: Griots visitam setor de oncologia do HC da Unicamp

Outubro é um mês muito especial para os Griots pois, em função do Dia das Crianças, os voluntários intensificam as visitas nos hospitais para apoiar crianças que precisam passam a data internadas.

Mas o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, também tem espaço importante na nossa agenda.

A origem do movimento remonta à década de 1990. Nesse período, o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi introduzido pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York (EUA), sendo desde então promovida anualmente.

Tanto no Brasil quanto no exterior, esse mês é celebrado com o propósito de compartilhar informações e sensibilizar a sociedade sobre o câncer de mama, visando contribuir para a redução da incidência e mortalidade pela doença. 

Com foco na campanha, a Unimed Campinas, que apoia o trabalho da Associação Griots através das leis de incentivo, concebeu o Movimento 365. Esse movimento tem como propósito estimular a detecção, a busca por informações precisas e a determinação na jornada contra a doença, promovendo a saúde e o autocuidado em todos os dias do ano. Para conferir, basta acessar o site,  que reuniu as principais dúvidas sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama. Há também uma campanha para arrecadar lenços em om estado, de tamanho grande, que serão destinados a mulheres em tratamento no Hospital da Puc-Campinas e Hospital das Clínicas, da Unicamp. Os pontos de arrecadação são as sedes da Unimed em Campinas (Av. Barão de Itapura, 1123 e 1128) e no Centro de Infusão Sumaré (Rua Fioravante Mancino, 900 – Chácara Monte Alegre – Sumaré). As doações podem ser feitas até 30 de novembro.

E entrando na onda rosa, nossos “amarelinhos” realizaram visitas ao setor de oncologia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp.

O HC da Unicamp funciona como referência para o atendimento a pacientes com câncer das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista, e até mesmo de outros estados. O serviço também oferece consultas de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Odontologia. O HC faz parte do serviço de Registro Hospitalar do Câncer (RHC), com a notificação compulsória dos casos de câncer atendidos no hospital junto à Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP).

Confira algumas fotos de nossa visita:

Leave a Reply

Your email address will not be published.