Pesquisa revela os efeitos positivos da contação de histórias em hospitais

Olha que notícia boa!

Estudo realizado por pesquisadores brasileiros provou que a contação de histórias melhora a saúde fisiológica e emocional de crianças hospitalizadas.

O trabalho liderado pelo pesquisador Dr. Guilherme Brockington, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) mostrou que as crianças internadas em UTIspassaram a sentir menos dor, ficaram mais tranquilas e passaram e ver o cotidiano de tratamento de forma mais positiva após ouvirem leituras de histórias infantis.

A pesquisa dividiu 81 crianças entre 2 e 7 anos de idade, em condições cínicas similares,em dois grupospara a realização de duas atividades distintas de meia hora cada. Um grupo participou de sessão de contação de histórias e o outro de sessão de adivinhações e enigmas, do tipo O que é, o que é?.

Antes e depois das atividades, foram feitos testes para medir os níveis de hormônios de prazer e estresse,testes subjetivos que mediam os níveis de dor que sentiam antes e depois das sessões,além de tarefas de associação livre de palavras a ilustrações ligadas ao contexto hospitalar.

Os dois grupos responderam positivamente às intervenções, mas o grupo que ouviu histórias apresentou resultados duas vezes melhores do que aqueles que brincaram de adivinhar.

Os resultados do estudo foram publicados no início de junho na revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a Proceedings of the National Academyof Sciences, mas a gente lista aqui uma série de sites onde você pode ler mais sobre esse assunto:

Leave a Reply

Your email address will not be published.