Vem aí a 16ª edição do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”

Nossos voluntários estarão em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, no dia 25 de janeiro, das 9h às 12h, para mais uma edição do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, que nasceu com o objetivo de estimular a arte da escuta, sem pressa nem julgamentos, e valorizar as histórias de vida das pessoas. Na pressa do cotidiano, as pessoas têm encontrado dificuldade em ouvir e serem ouvidas, afinal, o exercício da escuta envolve desacelerar o ritmo e acolher o outro com empatia.

Por isso, no dia 25/01, os anjos amarelinhos trocam de papeis. Acostumados a contar histórias nos hospitais, desta vez os voluntários da Associação Griots – Os Contadores de Histórias vão apenas ouvir os depoimentos e as histórias de vida de quem estiver passando pelo centro de Campinas.

Esta já é a 16ª edição do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, que ocorre de uma a duas vezes ao ano desde 2012. A equipe Griots promove um treinamento preparatório com os voluntários, com técnicas de escuta, abordagens e regras comportamentais. Os ouvintes são orientados a escutar gentilmente, sem fazer juízo de valor ou aconselhamentos. Após o evento, os voluntários passam por um segundo encontro, comandado por uma psicóloga, para o acolhimento das histórias e o balanço da atividade, num espaço para que os voluntários falem sobre suas experiências e aprendizados.

E por aí, como anda sua escuta para o outro?

Leave a Reply

Your email address will not be published.