26 de julho: Dia dos Avós

26 DE JULHO NO BRASIL: DIA DOS AVÓS

A comemoração pelo Dia dos Avós no Brasil remonta à tradição católica.

O dia 26 de julho foi escolhido pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, receberam comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas o papa Paulo VI fez do dia 26 uma data definitiva.

Fonte de inspiração e de sabedoria, os avós são também valiosos guardiões de histórias, não é mesmo?

Inclusive das histórias verdadeiras, histórias de vida. Mais do que contar histórias, o trabalho dos nossos voluntários nos lares de idosos é escutar. Para os vovôs e vovós que ali estão, falar da sua vida, resgatar antigas lembranças, cria um sentimento de prazer e empatia, estimulando o cérebro e aquecendo o coração.

Veja o que contou a voluntária Suely Marques Lopes:

“Os idosos adoram dançar, cantar, adoram receber abraços. E nós, os contadores de histórias, fazemos tudo isso nas visitas com eles. Além de ouvir histórias, eles também gostam de contar as suas histórias. E hoje em dia, as pessoas não têm muita paciência para ouvir o outro, não é mesmo? Mas não é só ouvir, a gente tem que aprender a escutar, porque o escutar é bem mais profundo, e olhar nos olhos das pessoas. Então, é uma troca em que a gente aprende com eles, passa um pouco da nossa vivência e, no final, tudo vira história. Histórias de vida.”

Então, independentemente de sua idade, celebre e compartilhe histórias, e, se seus avós estiverem por perto, aproveite para escutar. Eles sempre terão uma boa história para contar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.