A psicologia hospitalar lado a lado com o trabalho voluntário: veja como foi o nosso encontro

E assim foi nosso primeiro encontro presencial de 2024… Muito especial! 

Além de tudo, ele marcou oficialmente o primeiro evento com o grupo todo, desde o início da pandemia. Não é que não estivéssemos trabalhando… Pelo contrário, nossos voluntários estão há bastante tempo de volta às visitas hospitalares, mas em geral em pequenos grupos, cada um no seu local de atuação.

Mas como é bom sentir a força do coletivo! Afinal, foi assim, em um grupo de amigos, que a Associação Griots nasceu. O ano era 2003 e as primeiras histórias foram contadas pela Cleonice, Gentil e Alexandre no Hospital de Clínicas da Unicamp… 

De volta a 2024, o encontro promovido pela Associação Griots aconteceu no dia 03 de fevereiro, no Instituto Cultural Pavão Cultural, em Campinas. A palestra conduzida pela psicóloga Sarah Antonini teve como tema: “A psicologia hospitalar lado a lado com o trabalho voluntário”. 

Atravessar uma pandemia, período que obrigou a pausar e suspender planos, exigiu de todos muita FORÇA, palavra que Sarah destacou como parte importante do trabalho voluntário. Força para encarar os medos e ter a coragem de agir segundo o PROPÓSITO de cada um. Força para entrar em contato com a vulnerabilidade do outro, sem julgamentos, com respeito e empatia.

Entre reflexões e dinâmicas, Sarah nos provocou no exercício de OLHAR, de comunicar sem palavras, de enxergar o outro e também a si mesmo através dos sentimentos. Não basta olhar; é preciso VER, conhecendo e respeitando os próprios limites, buscando o AUTOCUIDADO e APOIO do outro sempre que necessário. 

Numa tarde cheia de sorrisos, depoimentos e recordações, voluntários experientes também acolheram novos interessados, que poderão participar do próximo treinamento, ainda em data a ser definida. 

Agradecemos os participantes pela presença, em especial à nossa convidada Sarah Antonini (veja aqui quanta experiência ela tem para compartilhar!), e até a próxima!

(Fique tranquilo: se você tem vontade de ser um voluntário mas não pôde acompanhar o evento, não tem problema. Siga as novidades nos nossos canais e redes sociais para acompanhar as próximas datas).

Leave a Reply

Your email address will not be published.