Diversas datas comemorativas de abril incentivam o hábito da leitura

A leitura é um dos instrumentos mais importantes para a formação dos indivíduos, e uma ótima ferramenta para nos fazer viajar, mesmo sem sair do lugar.

Durante o mês de abril, diversas datas comemorativas buscam nos lembrar da importância desse hábito tão saudável e divertido!

No dia 2, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor, por exemplo, de obras como A pequena sereia.

Já no Brasil, a homenagem à literatura infantil é no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil, data em que nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

O Dia Nacional da Biblioteca é celebrado no dia 9. Foi o dia da publicação de um decreto, em 1980, criando a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece outubro, e o Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março.

E por fim, mas não menos importante, no dia 23 é comemorado o Dia Mundial do Livro. A homenagem foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e a data escolhida está ligada a vários escritores: nascimento e morte de William Shakespeare, morte de Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Veja, além do nascimento de nomes como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.