Griots participam de ação “Empatia por Telefone” em Campinas

Devido ao isolamento social causado pela pandemia, a prefeitura de Campinas lançou o projeto “Empatia por Telefone”, uma atividade voluntária que dá assistência aos idosos durante a quarentena. A ideia é colocar voluntários em contato com idosos, por telefone, para aliviar a solidão e ser companhia para bater papo e trocar histórias.

Vários voluntários da Associação Griots – Os Contadores de Histórias aderiram à ideia e se inscreveram como voluntários.  Uma das voluntárias é Cristina Kavanagh, que entrou para a Associação Griots em 2017 e todas as quartas-feiras tem se comunicado com uma participante do programa. “Está sendo uma experiência muito gostosa.  Ela conta histórias da vida dela, do passado, da família, e eu conto histórias da minha família… Logo no primeiro dia a conversa fluiu muito bem. Fomos conversando, conversando, e parecia que já éramos grandes amigas. E, realmente, somos. É uma nova amiga que arrumei”, comenta.

“Como as vistas hospitalares estão suspensas, é como se eu tirasse aquelas horas que ia ao hospital, para conversar por telefone. “No meu caso, eu nunca tinha trabalhado com adultos dessa forma. Mas está sendo muito gostoso. Ela é muito animada, e já disse que quer conhecer os Griots quando acabar a pandemia”, conta Cristina, que continua recebendo apoio da equipe da Prefeitura. “A equipe da prefeitura me ligou no começo, para me passar o contato da pessoa com quem eu conversaria, e a disponibilidade dela. Depois, me ligaram para saber como foi, o que estou achando…”.

O projeto “Empatia por Telefone” integra a programação da terceira edição do “Fórum Campinas pela Paz”, que este ano está sendo virtual e prolongada e é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH).

SAIBA COMO PARTICIPAR

Para participar da iniciativa, os interessados em serem contadores de história devem se inscrever como voluntários na plataforma do Transforma Campinas e Departamento de Direitos Humanos fará a intermediação entre voluntários e idosos.

Já para cadastrar o público idoso, os cuidadores ou responsáveis devem se inscrever junto à Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, pelo telefone (19) 3231-1867, Ramal 5, das 10h às 15h, ou pelo endereço eletrônico coordenadoriadoidoso@campinas.sp.gov.br

Os interessados devem informar o nome da pessoa idosa, a idade, o número do telefone, a atividade preferida pelo idoso (por exemplo, se gosta de cozinhar, caminhar, conversar, tricotar entre outros) e qual o melhor horário e o melhor dia da semana para receber a ligação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.