Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

Estamos em pleno Junho Vermelho, mês de uma campanha nacional que incentiva a doação de sangue. 

Em Campinas, o Hemocentro da Unicamp, um dos hospitais em que atuam os Griots, lançou uma campanha especial com o tema “Movimente-se: Sangue Salva”, aproveitando o ano olímpico para incentivar também a vida saudável e a prática de exercícios físicos. O movimento tem como padrinho o maratonista Vanderlei Cordeiro, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos de 1999 e 2003 e medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

O sangue é essencial para salvar vidas. Ele é insubstituível e não pode ser produzido de forma artificial. São coletados no máximo 450 ml de sangue, quantidade que não afeta a saúde do doador, já que um adulto tem, em média, cinco litros de sangue, e a recuperação se dá logo após a doação.

Por isso é muito importante o incentivo à doação voluntária de sangue e do estímulo à doação regular, a fim de manter os bancos de sangue sempre abastecidos para quem necessitar de uma transfusão sanguínea.

Atenção!

Se nos últimos 14 dias, você teve febre ou sintomas gripais, não pode doar sangue. Já pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos um mês de recuperação completa e ausência total de sintomas.  

As pessoas que já se vacinaram contra a gripe, devem esperar 48 horas. Para quem se vacinou contra a Covid-19, é preciso aguardar 48horas caso tenha recebido a Coronavac, e 07 dias para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca).

Para saber mais sobre a doação e o que é necessário antes de doar, visite o site do Hemocentro da Unicamp, clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.