Um dia mágico! Saiba como foi nossa live com dez escolas municipais de Cotia/SP

O sábado, 26 de junho, foi um dia bem diferente para alguns dos nosso vountários, que participaram de uma live de contação de histórias para famílias de dez escolas municipais de Cotia. O vídeo segue disponível no nosso canal do Youtube.

Sediados em Campinas, somos uma associação sem fins lucrativos que nasceu em 2003, para contar histórias em hospitais e lares de idosos de diversas cidades na Região Metropolitana de Campinas.Desde o início da pandemia, as visitas presenciais dos voluntários não podem acontecer, então encontramos nas redes sociais uma forma de seguir com o trabalho.

Compartilhar histórias pela internet, através de vídeos e áudios de podcast, além de ser uma forma de manter o vínculo com os pacientes e idosos atendidos, acabou nos levando para novos públicos e trouxe boas surpresas!

Foi assim, por meio do mundo virtual, que a professora ClaudiaJiane Oliveira Silva, professora há 23 anos na rede municipal de Cotia, conheceu o trabalho dos Griots. “Estamos em aulas remotas, e tínhamos que repor algumas datas no sábado. Tive a ideia de propor algo diferente, entrei em contato com os Griots, e também com duas amigas diretoras de escolas da cidade. Elas embarcaram na proposta comigo, e conseguimos fazer esse grande encontro. Não imaginei que seria tão emocionante”, conta.

Os preparativos foram todos virtuais. Pelo celular, um grupo dos nossos voluntários, diretores de escolas e cerca de 20 professores de Cotiatrocaram ideias, marcaram ensaios, e até fizeram amizade. 

O sentimento geral foi de gratidão. “É muito gratificante a gente poder transbordar amor, receber sorrisos, gargalhadas, alegria. Foi bom demais participar desse evento com o pessoal de Cotia, pais, professores e crianças, e meus amigos Griots. Espero por mais tardes assim”, comenta Andreia Aparecida Joao, voluntária da Associação  desde 2013.

Em 2020, foram mais de 200 histórias, contadas em vídeo e narradas em áudio, num canal de podcast.Incorporada no segundo semestre de 2020, a tradução em libras permanece como recurso integrado a todos os vídeos neste ano.Com cerca de 180 voluntários, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias conta com o patrocínio master da CPFL Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e também conta com o patrocínio da Unimed Campinas. 

O vídeo com a transmissão para escolas de Cotia pode ser acessado pelo canal Griots do Youtube pelo link.

Nossos agradecimentos especiais às escolas participantes:

E.M. Eng. Eduardo Benjamin Jafet, E.M.Jardim Cotia, E.M.Assis José de Oliveira, E.M.Malvina de Castro, E.M.Geraldo Gonçalves dos Santos, E.M.Altair do Nascimento Massei, E.M. João Jayme Ricci Ayres, E.M.Recanto Suave, E.M. Maísa Aparecida Ribeiro, Centro Educacional Maria Tereza Pastana.

Leave a Reply

Your email address will not be published.